sexta-feira, 15 de março de 2013

Dicas de Calçados



1) Nunca lave seu calçado em máquinas de lavar, tanque ou mesmo água corrente. O couro é transpirante e, portanto, também permeável. Por isto, água em excesso pode deformá-lo, alterar sua cor e roubar-lhe a maciez. Além disso, prejudica outros componentes do calçado.

2) Para sapatos feitos em napa e principalmente para os feitos em material nobuck, existem produtos tipo aerosóis que protegem e impermeabilizam seu calçado, evitando que ele suje tanto e fazendo com que ele fique praticamente impermeável a umidade externa.
3) Para calçados em couro tipo napa, limpe-o com uma flanela levemente umedecida em água morna, isto limpará seu calçado sem danificar a superfície do couro, pois a umidade que estamos utilizando na flanela não chega a penetrar em sua superfície e já será evaporada.
4) Para calçados em nobuck, camurça, tecidos, cordas e afins, estando o calçado seco, sem umidade, passe uma escova para calçado e ou esponja (espuma) isto não irá danificá-lo. Fazendo movimentos circulares lentamente para remover a sujeira mais grossa primeiro e sucessivamente até remover toda a sujeira. Após, se seu calçado for em couro tipo napa, aplique sobre ele um creme próprio para calçado (lojas de calçados e afins).
5) Evite expor seu calçado ao sol ou altas temperaturas, para secá-lo ou por qualquer outra razão. Além de ter alterada sua cor, ele perderá a maciez. Se o calçado estiver molhado, o sol é ainda mais perigoso. Deixe-o secar à sombra, em local bem ventilado.
6) Para manter o seu calçado com aparência de novinho, coloque dentro dele bolas de papel amassado sempre que dor guardá-lo.
7) Nobuck e camurça são os tipos de couro que mais sofrem com a umidade. Como é difícil estar sempre evitando água, você pode comprar um produto impermeabilizante, que muitas lojas oferecem, em embalagens do tipo spray.
8) Se o couro for nobuck, camurça ou assemelhado, até o pano úmido é proibido. Limpe seu calçado usando uma esponja ou escova, em movimentos, com muita delicadeza.
9) Se o couro do seu calçado for do tipo anilina (liso), você pode limpá-lo com uma flanela levemente umedecida. A umidade deve ser suficiente apenas para soltar a sujeira, sem penetrar no couro.
10) Lembramos ainda que o couro é um material transpirante, ou seja, permite a passagem de um determinado percentual de umidade (produto não impermeável). Assim sendo, sempreque molharmos nosso calçado com água em abundância (em demasia), ou seja, imergi-lo em baldes, bacias ou mesmo em máquinas de lavar roupa, estaremos comprometendo e ou alterando a característica do couro. Isto fará com que o calçado fique entre outros, sem a sua cor original, iniciar processos de descolagem e deformação.
11) Use sempre calçadeira ao calçar o sapato, pois isso garante que o contraforte não quebre e o couro não rasgue.
12) Use o calçado por no máximo dois dias seguidos e deixe-o secar à sombra por um dia, pois o excesso de suor reduz a durabilidade do couro.
13) Limpe e engraxe o calçado no mínimo duas vezes por mês.
14) Evite usar o calçado sob chuva, pois a água em excesso prejudica o couro e a estrutura do calçado. - Todo calçado pode soltar tinta, tanto na parte interna como na externa, podendo assim, manchar os pés, as meias e atá mesmo a barra da calça.