sexta-feira, 15 de março de 2013

Como cuidar dos seus sapatos


De uma estação para outra, alguns modelos de calçados ficam fora de circulação. No verão, as botas e os sapatos fechados ficam guardados, enquanto no inverno, as sandálias é que ficam "hibernando". Amontoá-los significa que quando você precisar novamente daquela bota ou de um escarpin, por exemplo, os encontrará deformados e sem brilho. Vale a pena dedicar um tempinho à sapateira! Quando você cuida dos seus calçados como merecem, eles retribuem mantendo-se belos por mais tempo. 


Espaço: utilize uma mala ou caixa para guardar seus sapatos fora de estação e os especiais, se sua sapateira for pequena. 

Evite amontoá-los para não perderem a forma. 
Deixe à vista os sapatos de uso diário, bons para todas as estações. 
Limpe o espaço onde os calçados ficam com água e vinagre sempre que puder. 
Sapatos em geral: guarde sempre limpos e antes disso, deixe-os descansar fora do armário para ventilar. 
Mantenha seus calçados, de preferência, em suas caixas originais ou em sacos de algodão, flanela ou tecido-papel, porém, nunca em sacos plásticos. 
Todos os sapatos podem ser recheados até o bico com papel jornal amassado, esse recurso substitui as fôrmas de madeira. 
Sapatos em tecido: limpe com pano embebido em álcool. 
Guarde-os envolvidos em papel de seda azulclaro e junte pimenta-do-reino em grãos ou a boa e velha naftalina para afastar as traças.  
Sapatos em tons claros: utilize uma borracha branca (escolar), em um único sentido, como se fosse "apagar" as sujeiras e marcas. 
Sapatos com detalhes em metal: forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo. 
Sapatos molhados: aplique uma camada de lustra-móveis na parte externa dos calçados e coloque um recheio generoso de papel higiênico para manter a forma e enxugar a umidade. 
Seque-os à sombra. Saches de barras de giz, diminuem a umidade. 
Sapatos de verniz: limpe-os com um pano embebido em glicerina ou azeite. 
Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois o peso pode estragar o lustro. 
Botas: preencha-as com jornal até o bico. 
No cano, coloque uma cartolina enrolada. 
Envolva os pares com papel de seda ou malha de camiseta.

Escarpins ou mocassins: preencha-os com papel de  eda amassado e depois pressione um tubo de caneta esferográfica, sem a tinta, do bico ao contraforte traseiro.